Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como desenvolver a auto-estima dos seus filhos


Situações e gestos que promovam a confiança e a auto-estima são de vital importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de todas as idades . Muitas vezes nos esquecemos que as crianças e adolescentes retêm todas  as palavra ou ações que são dirigidas a eles. O reforço positivo numa base diária faz toda a diferença.


Dicas:

1. Mantenha sobre controle as suas próprias emoções quando os seus filhos estão por perto. As crianças e os adolescentes respondem aos humores e emoções das pessoas ao seu redor. Se você está chateado, com raiva ou triste , eles vão apanhar essas emoções e agir em conformidade. Se você está feliz, animado e cheio de alegria , elas vão sentir a energia positiva que você emite. Muitos estudos têm mostrado que as casas que têm ambientes familiares stressantes, produzem  crianças e adolescentes ansiosos  ​​e problemáticos. Casas mais estáveis, com pouca luta ou tensão , provaram proporcionar um melhor ambiente de aprendizagem .

2. Reconheça o esforço feito pelos seus filhos. Por vezes, eles podem tentar o seu melhor e ainda assim ficarem aquém dos objetivos. Tudo bem, é o esforço que deve ser elogiado. Nem toda a gente pode fazer tudo certo na primeira vez. Pode ser necessário várias tentativas . Cada tentativa deve ser elogiada pelo que é.

3. Ajude os seus filhos a criar uma mentalidade flexível e de crescimento, onde o esforço e a aprendizagem são valorizados em vez das suas características ou aptidões inatas. Elogios tais como: "tu és muito inteligente"; " Tens muito talento", devem ser substituídos por outros tais como: "Tu fizeste um ótimo trabalho, parabéns";"Estou muito feliz pelo teu esforço".

4. Incentive os seus filhos a falar sobre os seus desafios e como eles os superaram. Durante o jantar ou numa reunião familiar faça perguntas sobre os desafios e as aprendizagens feitas por eles durante aquele dia ou semana: " Então, o que é tu aprendeste hoje que possas compartilhar connosco?" " Quais foram os desafios/dificuldades que enfrentaste esta semana e  como os resolveste ou tentaste resolver?
Lembre-se de fazer perguntas sem intenções de julgar ou criticar, mas sim de dar apoio e demonstrar interesse pelos filhos.

5. Dê aos seus filhos recompensas marcantes e duradouras. Subornar uma criança ou adolescente para este fazer algo ou atingir uma determinada meta, normalmente tem resultados de curta duração. Dinheiro ou presentes materiais são facilmente perdidos e esquecidos. Recompensas relacionadas com atividades e vivências prazerosas é algo que fica registado na memória para toda a vida. Se a criança ou adolescente se esforçar e trabalhar em direção a um objetivo cuja recompensa é passar um dia com os pais ou amigos num estádio ou num parque de diversões, isso levará à construção de memórias duradouras, em que este fará a associação entre esforço e recompensa.
6. Dar pequenas notas e lembretes aos seus filhos pelas suas realizações. Isso vai fazer com que eles saibam que você está orgulhoso deles, assim como também vai ajudar a relembrar que você se importa com eles e com o seu  desenvolvimento. É também uma lembrança concreta que eles podem colocar num espelho ou num "notebook", relembrando-lhes que você estará sempre ao lado deles para os apoiar.


 

7. Incentive os seus filhos a experimentar coisas novas. Elogie o seu esforço quando conseguem superar um desafio. Conforte-os, se eles ficam aquém. De qualquer forma, deixe-os saber que o importante é o trabalho desenvolvido e a aprendizagem que dai advém. Forneça a motivação para eles tentarem o desafio novamente. A derrota é apenas derrota se eles não se esforçarem para superar os obstáculos.
8. Ajude os seus filhos a encontrar seu nicho e talentos especiais . Incentivá-los a encontrar suas habilidades especiais e aprimorá-las para o seu nível de perfeição. Permita-lhes a oportunidade de falhar. É através das falhas que as crianças e os  adolescentes aprendem a ter sucesso. Como pode uma criança ou jovem ser um vencedor se ​ nunca perdeu ? É através dos erros que se aprende a fazer as coisas corretamente. É através de tentativa e erro que os seus filhos aprendem a superar obstáculos.

9. Incuta valores nos seus filhos tais como o respeito e a cooperação. Se não fosse o trabalho coletivo e o esforço comum em direção a uma meta, eles não teriam sido capaz de realizar um  determinado projeto. Realce a importância da ajuda mútua e do trabalho cooperativo.
Respeite os esforços dos seus filhos e seja grato por suas tentativas . Dê-lhes a confiança para manter a cabeça erguida quer ganhem quer percam, dando a entender que a vida é mesmo assim e que o importante é aprender com os erros e com as perdas.




It’s Not Enough To Love The Children