Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pedido de demissão da vida adulta

Venho por meio desta, apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos. Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as ideias de uma criança de 8 anos no máximo.

Quero acreditar que o mundo é justo e que todas as pessoas são honestas e boas. Quero acreditar que tudo é possível. Quero que as complexidades da vida passem desapercebidas por mim e quero ficar encantada com as pequenas maravilhas deste mundo.
Quero de volta uma vida simples e sem complicações.

Cansei dos dias cheios de computadores que falham, montanha de papeladas, notícias deprimentes, contas para pagar, fofocas, doenças e necessidade de atribuirem valor monetário a tudo o que existe.

Não quero mais ter que inventar jeitos para fazer dinheiro e esperar pelo dia
do próximo pagamento. Não quero mais ser obrigada a dizer adeus a pessoas queridas e, com elas, a uma parte da minha vida.

Quero ter a certeza de que Deus está no céu, e de que por isso, tudo está direitinho nesse mundo.

Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel, que vou navegar numa poça deixada pela chuva.
Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam.
Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade,
porque podemos comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.

Quero ficar feliz quando amadurecer o primeiro caju, a primeira manga ou quando a jabuticabeira ficar pretinha de frutas. Poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos.

Quero voltar a achar que chicletes e gelados são as melhores coisas da vida.
Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um "pique-pega", um jogo de cartas, dominó ou fazer túneis na areia da praia... 

Quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda,a "Batatinha quando nasce..." e a "Ave Maria" e que isso não me incomodava nadinha, porque eu não tinha a menor ideia de quantas coisas eu ainda não sabia.

Quero voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar ou aborrecer.

Quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar e na areia.
Quero estar convencida de que tudo isso...vale muito mais do que o dinheiro!

A partir de hoje, isso é com vocês, porque eu estou me demitindo da vida de adulto.
Agora, se você quiser discutir a questão, vai ter de me pegar...

Demita-se você também dessa sua vida chata de adulto, NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ!!!
( Texto de Maria Clara Isoldi Whyte)

domingo, 4 de agosto de 2013

Atividades para fazer com as crianças sobre os sentimentos

 
Estas atividades ajudam as crianças a identificar e a lidar com  as suas emoções e também ajudam-nas a identificar as  emoções  dos seus  amigos e colegas. Ensinar a lidar com as diferentes emoções, ajuda as crianças a adquirirem autoconhecimento  e a  desenvolverem empatia para com os outros.

 
Livro dos Sentimentos

Um livro funciona bem para crianças e jovens que estão aprendendo as diferentes  emoções. Cada página do livro destaca uma emoção diferente. Você pode criar modelos de página para tornar o projeto mais fácil. Escreva o nome da emoção no topo da página e deixe um espaço para as crianças  desenharem uma imagem relativa à emoção. Para mostrar a emoção tristeza, a criança pode desenhar o rosto de uma pessoa triste ou então uma situação em que mostra uma criança chorando. Outra opção é desenhar uma situação que possa provocar a emoção, como o brinquedo preferido da criança que ficou estragado. As crianças mais velhas também pode escrever uma descrição da emoção na página. Agrafe todas as páginas  dentro de uma capa ou então coloque-as num dossier. As crianças podem usar o livro para rever as diferentes emoções .
 
 

Trabalho de colagem sobre sentimentos

A colagem adiciona um aspeto criativo a esta atividade sobre sentimentos. Cada criança começa com um grande pedaço de cartolina ou cartão como a base para a colagem. As crianças recortam imagens das revistas que se relacionam com as emoções. Deve-se incentivar a procurar muitas emoções diferentes para mostrar toda a gama de sentimentos. Também pode usar um pedaço de papel diferente para cada emoção. Adicione o nome do sentimento em letras grandes no meio do papel. As crianças encontram fotos relacionadas com os diferentes sentimentos. Elas colam as fotos em cada pedaço de  papel com base na emoção apresentada. Você pode pendurar as colagens ao redor da sala como uma referência para as crianças.

 

Role Playing
 
Role playing ajuda as crianças a identificar as diferentes emoções e situações que podem causar essas emoções. Um professor ou um adulto pode criar uma lista de diferentes cenários, com foco em eventos que possam causar fortes emoções. A criança que está sendo deixado de fora de uma atividade, uma festa de aniversário surpresa, uma brinquedo favorito a ser estragado ou uma viagem em família para um parque de diversões são apenas alguns exemplos de cenários para dar "vida" a esta atividade. Escreva cada evento em um pedaço de papel separado. Para completar a atividade, divida as crianças em pequenos grupos. Cada grupo desenha um pedaço de papel para determinar o que eles vão representar. As crianças agem de acordo com  a situação, concentrando-se nas emoções que esta provoca. O resto das crianças observa as reações e tenta identificar as emoções que vêem.



 
Adivinhas
 
 Fazer um jogo de adivinhas com sentimentos  é fácil e pode ser jogado a qualquer momento. Escreva diferentes emoções em cartões. Cada criança tira um cartão. A criança age de acordo com a emoção referida no cartão, mas sem usar palavras. As outras crianças tentam adivinhar a emoção com base nas expressões faciais da criança e outras pistas não-verbais.

 
 
                                                                            
Fonte:eHow