Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Como ensinar a ler usando os sons das sílabas


1 - Ensine a criança sobre a diferença entre uma vogal e uma consoante. Faça isso indicando que as cinco vogais "a", "e", "i", "o" e "u" têm um som longo e curto. Ensine-os que todas as palavras precisam de pelo menos uma vogal.


2 - Associe imagens e sons. O "a" curto , tem som de "a" como em abóbora". O "e" longo tem som de "e, e, e" como em elefante". Assim que seu aluno tenha aprendido o conceito de vogal, passe para a próxima etapa.
 

3 - Escreva nas fichas consoantes e vogais, uma letra em cada cartão. Coloque uma consoante e uma vogal uma ao lado da outra. Por exemplo, "c" e "a". Diga os sons de cada letra repetidamente até misturá-los. Isso é chamado de “combinação".
 

4 - Pratique os sons. Misture os cartões de consoantes e exercite cada combinação repetidamente até o aluno poder dizer uma sem "separar" os dois sons juntos.
 

5 - Faça uma tabela. Corte as cartolinas ao meio e faça 21 quadros, um para cada consoante. Em uma coluna, de cima a baixo, escreva cada uma das combinações fonéticas, "ba, be, bi, bo, bu", "ca, ce, ci, co, cu", e assim por diante.
 

6 - Forme palavras. Quando seu aluno tiver dominado a leitura da tabela, comece a formar palavras de três e quatro letras com as fichas. Acrescente um "m" ao "bo" e soletre a palavra "bom". Deixe seus alunos experimentarem as tabelas de combinação fonética e descobrirem por eles mesmos quais letras podem ser acrescentadas a uma combinação para formar uma palavra e quais letras e composições não formam palavras.
 

 DICAS :  Revisão e repetição ajudarão seu aluno a aprender e desenvolver a habilidade de leitura de combinações fonéticas. Pratique os vários jogos utilizando um silabário móvel para a criança poder mexer e jogar com as sílabas. Eu fiz um silabário com sílabas móveis para a aprendizagem da leitura como podem ver em baixo:






 
 
Fonte : eHow Brasil
 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Muppet Show - Mahna Mahna...


                                                                  Rir com o Muppets Show!



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ratinho de feltro

 

Dicas para o pais ajudarem as crianças a aprender o alfabeto


Conhecer o alfabeto ajuda a criança a aprender a ler. Cedo ou tarde pressupõe-se que todas as crianças aprenderão a ler, mas você pode dar um empurrãozinho no processo de aprendizagem de seu filho, ensinando-lhe o alfabeto em casa.
  

Cante

Cante a “música do alfabeto” para seu filho com frequência. Algumas crianças passam a ter novas ideias e aprendem novos conceitos facilmente por meio de músicas. Cante para seu filho dentro do carro, na hora de dormir e até mesmo enquanto lava a loiça.

Leia

Leia livros que contenham o alfabeto para a criança, contudo qualquer tipo de leitura é benéfico para ela quando se trata de aprender as letras do alfabeto. Faça a leitura junto com a criança para que fique mais divertida. A vantagem dos livros com o abecedário é que eles são coloridos, estimulam a imaginação e dão ênfase em uma letra por página. Eles permitem que a criança observe bem cada letra e diferencie uma das outras, fazendo com que ela não tenha dificuldades na hora de formar palavras.
 

Use um pouco de artesanato

A arte é uma maneira eficiente de passar novos conhecimentos para as crianças. Faça letras com pedaços de cartolina e deixe a criança decorá-las. Outra opção é criar desenhos ou pequenas esculturas de animais que começam com uma determinada letra e ir dizendo o nome da letra em voz alta, fazendo a criança aprender e associar tanto o nome da letra quanto a aparência dela.
 

Jogos

Use letras de plástico ou em EVA para brincar com a criança ao longo do dia. Dê um jogo de letras ao seu filho e permita que a criança coloque-as na geladeira ou no chão. Outro brinquedo educativo são as letras em forma de blocos de montar, elas são apropriadas para as crianças que gostam de montar coisas. Aponte para uma letra e pergunte à criança qual é o nome da letra. Repita o nome de cada letra várias vezes para que a criança aprenda.
 

 
 
 
 
 
Fonte:eHow

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Canção do Alfabeto

 
 
Ajude as crianças a aprender o alfabeto através da música.
 

Como ensinar matemática para alunos com dislexia

 
 
A dislexia afeta a capacidade das crianças para aprender matemática de várias maneiras. Alguns  disléxicos têm muita dificuldade em compreender conceitos de matemática, memorizar fatos de matemática e implementar procedimentos de matemática complexa, como divisão ou resolução de equações algébricas. Estas crianças podem apresentar uma condição chamada "discalculia". É preciso que pais e professores estejam atentos a este problema.
 
Aqui estão algumas dicas:

1 - Use métodos de ensino concretos e práticos. As crianças devem utilizar material concreto ao adicionar e subtrair. Podem utilizar o material dourado montessori para montar e desmontar uma base de 10 blocos quando estão aprendendo sobre colocar valor e reagrupar. A utilização do ábaco também é muito importante na aprendizagem do valor posicional dos números.

2 - Ensine conceitos importantes diretamente e explique como os conceitos se encaixam diretamente em vez de esperar que os alunos "cheguem lá sozinhos". Use listas de verificação e processos passo a passo para ajudar os alunos a concluir as tarefas.
 
3 - Apresente conceitos em uma variedade de modalidades. As aulas devem incluir componentes visuais, auditivos e cinestésicos.Permita que as crianças respondam oralmente, em formato de escrita, usando itens manipulativos ou fotos. Introduza a tecnologia, como computadores ou calculadoras, se tornar-se aparente que a criança disléxica está tendo dificuldade para memorizar os fatos básicos de matemática.
 Experimente vários métodos de ensino alternativos, tais como Touch Math e veja qual é o método mais adequado para cada criança. Não se esqueçam que as crianças não são todas iguais e cada uma aprende de uma maneira diferente.
 
4 -  Apresente os problemas por partes para ajudar na motivação e na concentração. Se as crianças virem problemas muito complexos à primeira vista podem ficar desanimadas. Assim divida o problema em pequenas tarefas/objetivos e ajude a criança a ter sucesso nessas pequenas tarefas.
 Use código de cores de símbolos matemáticos para destacar qual operação a usar ou qual procedimento deve ser completado primeiro. Use papel quadriculado ou papel alinhado virado para os lados a fim de fornecer linhas de guia para a criação de problemas e alinhar os números corretamente.

 



Fonte:eHow






Necessidades Educativas Especiais

 


quarta-feira, 22 de maio de 2013

6 maneiras de usar a arte para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem


 1 - O  desenho e a pintura pode ser utilizado como uma forma de fazer com que as crianças com dificuldade de aprendizagem pratiquem suas habilidades motoras.

2 - Utilize a música para motivar e ajudar na aprendizagem de diversos conteúdos, assim como desenvolver habilidades musicais como o som, o tom e o ritmo. A letra da música pode aumentar o vocabulário das crianças e ajudar com a fala. Use canções que incorporam lições académicas nelas para que as crianças aprendam de maneira mais fácil.

3 - Incentive a criança a dançar porque ajuda no controle de suas habilidades motoras, para além de motivar e divertir. Clique neste vídeo.

4 - Faça peças de teatro. Elas podes podem motivar e auxiliar na aprendizagem dos conteúdo académicos, assim como a construir suas memórias infantis, a estimular a expressão criativa e a incentivar o trabalho cooperativo.

5 - Permita que as crianças criem arte, sem que você as esteja sempre a orientar. Forneça os materiais como o papel, as tintas, o barro ou a plasticina e deixe as crianças criar de forma espontânea a sua própria arte.

6 - Incentive o talento das crianças e  expresse a sua apreciação pelo trabalho realizado."Construir a autoestima em crianças com dificuldades de aprendizagem é parte fundamental para que elas apresentem o melhor de suas capacidades académicas. Também pode incentivá-las a ter orgulho de seus feitos, estabelecer metas e controlar problemas de comportamento ou atitude."
Sempre que puder, utilize estes autocolantes para motivar e premiar os seus filhos ou alunos.

 
 



Fonte:eHow

Os patinhos ensinam a contar!

 
As crianças aprendem mais rapidamente com canções educativas.
 

Ursinho Gummy

 
Dança ao som da música deste ursinho verde e fofo!
 
 

domingo, 19 de maio de 2013

Jogos de adivinhas


Os jogos de adivinhas ou adivinhação ajudam a estimular a inteligência das crianças. Um dos jogos mais divertidos e inteligentes para desfrutar em família e entre amigos são os de adivinhação. Para além de divertidos, ajudam a criança a aprender, a associar ideias e palavras, a aumentar seu vocabulário, etc.
 
 
 
 

Aqui estão alguns exemplos:


1 - O que é o que é, quanto mais se seca, mais molhada fica?
 
2 - O que é o que é, quanto mais a gente perde, com mais a gente fica?
 
3 - O que é o que é, quanto mais se tira mais a gente tem
 
4 - O que é o que é, cai de pé e corre deitado?
 
5 - O que é o que é, está direito quando está torto?
 
6 - O que é o que é, quanto mais ruga tem, mais novo é?
 
7 - O que é que nasce grande e morre pequeno?
 
8 - O que é que é, fala mas não é gente?
 
 
10 - O que é o que é: quando estamos em pé ele está deitado, e quando estamos deitados ele está em pé?
 

 
1 - R: a toalha
 
2 -R: O sono
 
3 -R: fotografia
 
4 -R: a chuva
 
5- R: o anzol
 
6- R: o pneu
 
7-R: o lápis
 
8-R: o telefone
 
9 -R: o livro
 
10 - R: o pé
 
 
 
 
 
 

Jogo do ábaco



Fonte: Revista "Ideias para Educar"

Fungagá da Bicharada


Doidas andam as galinhas


terça-feira, 14 de maio de 2013

Sugestões de atividades em família

 Dia 15 de Maio é o Dia Internacional da Família, por isso deixo aqui  algumas sugestões de atividades para fazer em família.
 


5 atividades divertidas que ajudam a família a ficar em forma

 

Caminhada

 
A caminhada em família pode ser uma oportunidade interessante para aproximação entre vocês e para promover a prática da atividade física em sua família. A caminhada proporciona um exercício leve e saudável e também permite que quem o pratica observe a paisagem por onde passa. Ela é indicada para famílias que estejam começando a incentivar os filhos a praticarem exercícios físicos, porque é menos exigente e bastante motivadora.
 

Dançar

 
Dançar com seus filhos pode ser uma atividade prazerosa e além de tudo muito saudável. É uma grande chance fazerem algo diferente e ao mesmo tempo cuidar do corpo.
Escolha ritmos que seus filhos gostem e prepare um festival de dança ou ainda um concurso de dança entre eles. Vale a pena soltar a criatividade para aproveitar o que essa atividade tem a oferecer.
 

Passear de bicicleta

 
Pedalar é uma atividade extremamente saudável e, além disso, ainda promove atitudes ecológicas – uso da bicicleta em vez do automóvel. Um passeio de bicicleta pelo bairro ou nos arredores da casa pode incentivar a família toda a manter o corpo em forma.
 

Nadar

 
Um dia na piscina com a família – quem não gosta? Nadar movimenta todo o corpo e é um ótimo exercício para manter o corpo saudável. Chame os seus filhos, proteja os pequenos com boias e aproveitem os dias quentes para se divertirem juntos na piscina ou ainda na praia ou riachos. Mas lembre-se de sempre colocar a segurança de todos vocês em primeiro lugar.
 

Jogos

 
Alguns jogos que podem ajudar a manter a família toda se exercitando incluem concursos de pular, guerra de almofadas, corrida a pé, jogar às escondidas, etc. Você e seus filhos também podem criar maneiras diferentes de praticar essas atividades e também podem praticar os jogos que seus filhos mais gostam. O importante é manter o foco: não deixar ninguém ceder à preguiça e ao sedentarismo. Deixe a preguiça de lado e convoque todos para se exercitarem.
 
 

8 ideias de atividades para fazer com as crianças em casa

 
 
SESSÃO DE CINEMA
 
  Prepare a sala com almofadas no chão, feche as janelas e cortinas — para diminuir a luz e dar o clima do cinema — e distribua saquinhos de pipoca. Depois, é só colocar o filme favorito das crianças e curtir a sessão.
 
 
DANÇA DAS CADEIRAS

      Esta brincadeira é antiga e rende boas risadas! Para não desmontar a casa toda e evitar acidentes enquanto as crianças correm em volta das cadeiras, recorte círculos de cartolina e cole-os no chão. Quando a música parar, cada pequeno senta e quem estiver fora da marcação é eliminado.
 
 
OFICINA DE CUPCAKE

      Que criança não gosta de cupcake? Agora, imagine se ela puder decorar o bolinho? Todas vão amar! Para evitar acidentes e não perder tanto tempo, apresente o cupcake já cozido e separe as coberturas e recheios em caixinhas.
 
 
FESTA DO PIJAMA

      Convide os colegas de escola, prepare uma comida especial — melhor ainda se as crianças ajudarem a preparar — e monte o “acampamento”. Coloque colchões na sala ou arrume o quarto do seu filho. Para animar mais a noite, separe filmes e jogos que os pequenos gostem.
 
 
ATELIÊ DE ARTE

      Forre a sala, vista seu pequeno com roupas velhas e mãos à obra! Deixe a criança soltar a imaginação. Outra ideia é propor recortes e colagens com temas que seu filho goste — como  personagens dos seus  desenhos animados favoritos.
 
 
NOITE DA PIZZA

      A ideia é quase a mesma dos cupcakes, mas aqui as crianças vão adorar preparar, amassar e abrir a massa. Aproveite e chame os amigos do seu filho para tornar a noite ainda mais divertida.
 
 
MODELAGEM COM MASSINHA

      Modelar massinha é uma delícia e, se você criar temas e personagens, as crianças vão soltar ainda mais a imaginação. Quer uma receita fácil e segura para os pequenos, que adoram colocar tudo na boca? Numa tigela, junte 1 xícara de sal com a mesma medida de farinha de trigo. Acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogénea, sem grudar nas mãos. Para dar cor, você pode tingi-la com suco artificial em pó. Dura três dias, se guardada na geladeira em saco plástico.
 
 
HORA DE STOP

  Quem nunca brincou na infância? Basta ter uma folha de papel, dividi-la de acordo com as categorias (objeto, lugar, animal...) e sortear uma letra para as respostas.
 
 

 
 Fontes:dicas de mulher
 
             Revista claudia           

Tangram Oval

 
Este tangram oval deve ser pintado e recortado pela criança. Depois é só montar as 9 peças e fazer as mais variadas figuras. 
 
 
 
 
 



Jogos didáticos e lúdicos


 



 



 


 

 

 

 

Autocolantes para motivar e premiar: conhecimentos; competências; atitudes; valores